Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

Quarta-Feira de Cinzas e abertura da Campanha da Fraternidade 2022


No dia 2 de março, às 19:00, na Catedral Sant’Ana, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, preside a missa de Quarta-feira de Cinzas e abertura da Campanha da Fraternidade 2022 (CF 2022).


A Quarta-feira das Cinzas é uma data penitencial, em que os cristãos manifestam o desejo pessoal de conversão a Deus. A liturgia conserva os elementos tradicionais como a imposição das cinzas na celebração da Santa Missa e o jejum durante o dia (abster-se de algum alimento, neste dia em especial, carnes). As cinzas abençoadas colocadas sobre a cabeça, é para lembrar que um dia vamos morrer, que somos pó e que ao pó voltaremos.


A celebração dá início ao tempo da Quaresma, 40 dias dedicados à preparação da Páscoa. É um período importante para os cristãos católicos antes da Semana Santa, em que se celebra o Tríduo Pascal: a Paixão, a morte e a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, durante o tempo quaresmal, a Igreja Católica orienta aos fiéis que pratiquem o jejum, a esmola e a oração, pois é um tempo forte de conversão, para afastar-se do mal e reconciliar-se com Deus.

Outros horários de missas na quarta-feira de Cinzas (02/03), na Catedral Sant’Ana: 12:00 e 15:00.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022 (CF 2022)

Em 2022, a Campanha da Fraternidade 2022 (CF 2022) reflete o tema: “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

A CF 2022 tem como Objetivo Geral promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Já os Objetivos Específicos são: 1) Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia; 2) Verificar o impacto das políticas públicas na educação; 3) Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus; 4) Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino; 5) Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum; 6) Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino; e 7) Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

É a terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.

Na apresentação da publicação do texto-base, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) destacou que “a Quaresma é um tempo favorável para a conversão do coração” e que a CF, realizada pela Igreja no Brasil desde 1964, tem como propósito de ser um caminho para que os cristãos vivam a espiritualidade quaresmal com o sentido de mudança e transformação pessoal rumo à solidariedade a um problema concreto da sociedade brasileira. O documento convida a todos a verem a realidade da educação em diversos âmbitos, iluminá-la com a Palavra de Deus, encontrando e redescobrindo meios eficazes que favoreçam processos mais adequados e criativos afim de que ninguém seja excluído de um caminho educativo integral que humanize, promova a vida e estabeleça relações de proximidade, justiça e paz”, diz um trecho.


SESSÃO SOLENE DE LANÇAMENTO DA CF 2022 NA CÂMARA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES


Na quinta-feira, 3 de março, às 20:00, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes promove a Sessão Solene de Lançamento da Campanha da Fraternidade 2022 (CF 2022), que traz o tema: “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26), com a participação do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Sede do Poder Legislativo de Mogi das Cruzes.

58 visualizações