Tradição e fé se renovam na Festa do Divino
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

Tradição e fé se renovam na Festa do Divino




A devoção ao Divino Espírito Santo foi mais uma vez reafirmada na Festa do Divino na Matriz de São Benedito na cidade de Biritiba Mirim, SP.


Esse evento é uma das mais tradicionais expressões culturais e religiosas do povo e reuniu a comunidade Biritibana e da Região, que participaram das celebrações de missas, desfiles, bingo, rifas e almoços festivos.


Para o casal festeiro de 2021 Tiago Targino e Gerlânia Nogueira e os Capitães do Mastro Wilson Martins Júnior e Michele Makiyama Martins, a festa priorizou a essência da sua origem, valorizando a simplicidade e o reencontro de amigos e familiares.


As festividades em homenagem ao Divino Espírito Santo são realizadas a partir das celebrações de Pentecostes, ou seja, comemoram a crença da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, e ocorrem 50 dias após o domingo de Páscoa, sendo o resultado da mescla de elementos religiosos, culturais e folclóricos.


A Paróquia São Benedito de Biritiba Mirim, SP realizou sua tradicional festa na semana, entre os dias 2 e 11 de julho com a presença de vários Padres da Diocese de Mogi das Cruzes, que a cada dia levaram uma palavra de fé e esperança a todos os Católicos.


O evento é uma representação da coroação dos imperadores dos tempos do Brasil Império. Uma família da cidade (com muita honra) é convidada para serem os Festeiros e Capitães do Mastro. Infelizmente devido a Pandemia do Novo Coronavírus, neste ano de 2021 não foi possível a realização das tradicionais alvoradas que aconteciam sempre às 5:30 da manhã percorrendo as principais ruas da cidade.


Os festejos reuniram ainda novenas, promessas, cantorias, enfim, momentos de resgate cultural e momentos de fé, como os que foram vividos pela comunidade Biritibana na última semana.


Que o Divino Espírito Santo em sua infinita bondade abençoe os Festeiros e Capitães do Mastro e toda a Comunidade da cidade de Biritiba Mirim por mais essa linda e maravilhosa festa, onde o Jornal do Povão pode estar presente registrando esse momento importante na fé e crença do povo Católico.

49 visualizações
bottom of page