Técnicos da região visitam Departamento de Proteção Animal de Guarulhos
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

Técnicos da região visitam Departamento de Proteção Animal de Guarulhos

Técnicos da região visitam Departamento de Proteção Animal de Guarulhos



Visita aconteceu durante reunião ordinária da Câmara Técnica de Bem-Estar Animal.


Representantes dos municípios da região participaram de uma visita ao Departamento de Proteção Animal (DPAN) de Guarulhos, órgão responsável pelo procedimento de castração e adoção de cães e gatos no município, que serve como modelo para toda a região. A visita ocorreu durante a 3ª reunião ordinária da Câmara Técnica de Bem-Estar Animal do CONDEMAT - Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, na última sexta-feira (18/06).


O Departamento de Proteção Animal de Guarulhos é vinculado à Secretaria de Meio Ambiente do município. O órgão realiza castrações gratuitas de cães e gatos, além de campanhas educativas e de adoção, acolhimento e tratamento de animais.


Além do trabalho realizado no DPAN, o município possui dois castramóveis utilizados para campanhas de castração descentralizadas. Em média, são realizados de 1.000 a 1.100 procedimentos por mês (período sem pandemia).

O coordenador da Câmara Técnica, Leandro de Leon, falou da importância em promover este intercâmbio de projetos e experiências de políticas públicas da causa animal. “Guarulhos é um município que avançou bastante nas políticas de bem-estar animal e para nós é muito importante ter acesso aos projetos bem sucedidos para aplicarmos em nossos municípios”, disse.


A visita foi acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente de Guarulhos , Thiago de Azevedo Lopes Fonseca e a diretora do DPAN, Andrea Viegas Bueno que falou sobre o Código de Proteção Animal de Guarulhos, documento que reúne leis e políticas públicas direcionadas ao bem-estar animal.


“Desde 2020 nós contamos com o Código de Proteção Animal de Guarulhos, documento que reúne leis e políticas públicas direcionadas ao bem-estar animal. Isso nos permitiu um avanço muito grande na causa animal, além do programa de castração, que é ferramenta fundamental para realizarmos o controle populacional de cães e gatos”, disse.


Os representantes dos municípios também conheceram o Zoológico de Guarulhos, que conta com mais de 500 animais silvestres, a maioria oriunda de apreensões em casos de tráfico ou vítima de atropelamentos.


Participaram da visita os técnicos de bem-estar animal das cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano, além do vereador suzanense, Marcel da ONG, que na ocasião representou a Frente Parlamentar do Bem-Estar Animal

23 visualizações
bottom of page