Escolas públicas do interior de SP recebem oficina gratuita de fotografia
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

Escolas públicas do interior de SP recebem oficina gratuita de fotografia

Com uma base móvel, iniciativa da AF Imagens promove circuito cultural e exposição

com fotografias realizada por participantes


Créditos: AF Imagens/Divulgação


Estimular crianças e jovens a se expressar por meio da fotografia é uma das propostas do projeto PhotoTruck II. Apresentada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a AF Imagens promove a reflexão sobre temas de relevância social a partir de atividades lúdicas usando a fotografia como ferramenta. Com o apoio do grupo GS Inima Brasil, Caepa e Comasa, em parceria com a ONG ImageMagica, o projeto acontece em escolas públicas de três cidades do interior de São Paulo: Santa Rita do Passa Quatro nos dias 25 e 26 de abril, Paraibuna nos dias 27 e 28 de abril, e finaliza em Ribeirão Preto nos dias 2 e 3 de maio.


Uma Mensagem Para O Futuro

A partir das atividades disponibilizadas pelos educadores da ONG, os alunos conhecem a história da fotografia e aprendem técnicas como enquadramento, composição e ângulos. Em seguida, eles participam de uma imersão que acontece dentro do caminhão da fotografia, uma unidade móvel em que os alunos experienciam como é estar no interior de uma câmara escura.

Durante a oficina também são realizadas atividades a partir do tema “Uma mensagem para o futuro”, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de criar um diálogo entre os alunos e seu próprio cotidiano. É um momento intenso ao promover reflexão de maneira leve, lúdica e divertida sobre temas relevantes.

A partir do estímulo à criatividade, percepção de mundo e interação com a observação do meio, eles são convidados a produzir imagens e legendas que condizem com a pauta, propondo debate.


Exposição: Olhares Compartilhados

Após impressas, as fotografias são transformadas em uma linda exposição que ficará exposta nas instituições. Ela é construída em formato de lambe-lambe e estará aberta para a visitação de todos, aumentando o impacto das fotografias e das mensagens criadas.


Protocolo de prevenção da Covid-19

Durante todo o andamento do projeto serão seguidas as orientações da OMS para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.

Serviço:

Data: 25 e 26/04

EMEF CAIC Laura Suriani Barbuio

Rua Faustino de Moura,130, Jd. Boa Vista 1

Santa Rita do Passa Quatro/SP


Data: 27 e 28/04

EMEIEF Bairro do Cedro

Praça Nossa Senhora do Cedro, 3

Paraibuna - SP


Data: 02 e 03/05

EMEF Prof Paulo Freire

Rua Sindicalista Luiz Antonio Correa, 40

Ribeirão Preto /SP


Sobre a AF Imagens

Fundada em 1996, a AF Imagens realiza projetos culturais que vão desde documentários fotográficos a projetos educacionais e de humanização, sempre envolvendo a fotografia como principal ferramenta de trabalho. Com mais de 20 anos de existência, já realizou projetos por diversas regiões do Brasil, além de exposições em locais de grande circulação em parceria com grandes instituições, como o Metrô de São Paulo, APAE, Universidade de Passo Fundo/RS, e Museu da Imagem e do Som (MIS) de Ribeirão Preto/SP.


GS Inima Brasil

Com mais de duas décadas de atuação, a GS Inima Brasil está entre os quatro maiores grupos privados do setor de água e esgoto do país. Como subsidiária da GS Inima Environment, controlada pelo grupo sul-coreano GS E&C, possui ampla experiência na área do saneamento, que vai da captação à potabilização, do tratamento ao destino final de esgotos sanitários, tratamento de águas residuais e urbanas, tratamento terciário e implantação de novas tecnologias ligadas a eficiência energética e operacional em todo o ciclo da água.Com doze operações espalhadas pelos estados de São Paulo, Alagoas, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o grupo condensa em seu portifólio, empresas especializadas em tratamento de águas, efluentes industriais e produção de água de reuso, se tornando referência brasileira no ramo industrial.


Comasa

A Companhias Águas de Santa Rita (COMASA), controlada pelo grupo GS Inima Brasil, é a responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de Santa Rita do Passa Quatro.

A concessionária trabalha para otimizar e aumentar a confiabilidade de todo o sistema de saneamento do município, investindo na modernização do abastecimento de água e tratamento de efluentes. Estimula a reposição arbórea em áreas degradadas e viabiliza a realização de projetos socioambientais com a comunidade.


Caepa

Desde 2015, a Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna (CAEPA), controlada pela GS Inima Brasil e pela Enorsul Saneamento, é responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do município paulista de Paraibuna, no Vale do Paraíba.

Desde que assumiu os serviços de saneamento básico de Paraibuna, a empresa tem investido na modernização do sistema de abastecimento de água potável da cidade, que incluiu a substituição da rede no Centro de Paraibuna com mais de 60 anos, e na construção do sistema de esgotamento sanitário.

52 visualizações
bottom of page